MEDITAÇÃO GOURISHANKAR

Osho diz que se a respiração é feita corretamente no primeiro estágio desta meditação o dióxido de carbono formado na corrente sanguínea fará você se sentir tão alto quanto o Gourishankar (Monte Everest). Este “alto” é levado para as fases subsequentes do olhar suave , movimento suave e espontâneo e silêncio quieto.

MEDITAÇÃO       WHIRLING

A meditação é o melhor praticada com o estômago vazio, de pés descalços e vestindo roupas soltas.
O Giro é uma técnica antiga Sufi. Enquanto seu corpo todo está se movendo você se torna consciente de seu próprio ser, o observador no centro, que é imóvel. Aprender a ser uma testemunha não identificada, no centro do ciclone.

MEDITAÇÃO                       NO DIMENSIONS

Esta meditação ativa o centramento e é baseada em técnicas Sufi, desenvolvida e ampliada mais tarde por Osho. Usando a respiração e uma série de movimentos corporais coordenados seguido pelo giro, sua energia torna-se centrada no hara, a “energia vital” centro abaixo do umbigo. De lá você pode observar a mente e experienciar a consciência e totalidade – o corpo se movendo em todas as direções, o centro sem movimento.

MEDITAÇÃO     NADABRAHMA

É a meditação do humming (sussurro como um gemido) – através do humming e dos movimentos das mãos suas partes conflitantes começam a entrar em sintonia e você traz harmonia para todo o seu ser. Então com o corpo e a mente totalmente juntos, você ‘escorrega de suas amarras’ e se torna uma testemunha de ambos. Esse observar de fora é o que traz paz, silêncio e êxtase.

MEDITAÇÃO     KUNDALINI

Esta “meditação irmã” da OSHO Dinâmica é o melhor praticada ao pôr do sol ou no final da tarde. Estando totalmente imerso no sacolejo e na dança dos dois primeiros estágios ajuda a “derreter” um tipo de rocha do ser, onde quer que o fluxo de energia que foi reprimido e bloqueado. Então essa energia pode fluir, dançar e ser transformada em êxtase e alegria. Os dois últimos estágios permitem toda essa energia fluir verticalmente, mover-se para cima em silêncio. É uma forma altamente eficaz de desenrolar-se e soltar-se no final do dia.

“Se você estiver praticando a meditação kundalini, permita o sacolejo o chacoalhar – Não o faça! Fique quieto, sinta ele chegando, e quando o seu corpo começa a tremer um pouco, ajude-o, mas não o faça. Aproveite, sinta-se feliz com isso, permita isso, receba-o, acolha-o, mas não  o deseje!.

“Se você o forçar, ele se tornará um exercício, um exercício corporal físico. Então o sacolejar estará lá, mas só na superfície. Ele não vai penetrar você. Você permanecerá sólido, uma rocha, petrificado por dentro. Você vai permanecer o manipulador , o fazedor, e o corpo só vai estar o seguindo. O corpo não é a questão,  você é a questão. “Quando eu digo sacoleje, chacoalhe eu quero dizer a sua solidez, seu ser petrificado deve agitar as próprias fundações, por isso torne-se fluido, líquido, derreta, flua. E quando o ser petrificado se torna líquido o seu corpo o seguirá. Então, não há nenhum sacolejador, apenas o sacolejar;. então ninguém está fazendo isso, está simplesmente acontecendo então, o fazedor não é mais.

 

 MEDITAÇÃO                  AUM

AUM significa Awareness Understanding Meditation. Quer dizer consciência compreensão e meditação. Em linguagem direta, é um pontapé na tua neurose!

Só temos discursos a favor do amor, do sexo e da humanidade. Mas, cada vez mais, estamos mais duros, secos e frustrados. Nasceste para isto? Só para pensar em como pagar as contas, como te reformares e envelheceres de maneira confortável?  Qual é a graça? Vais querer que os teus filhos façam o que  não conseguiste fazer? Vão acabar por fazer a mesma coisa? A meditação AUM é como este texto, uma provocação real. Não é uma meditação para agradar ou dar graxa. Não! É uma meditação muito profunda que passa por todas as emoções. Tanto as ditas positivas, como as ditas negativas.

O resultado é uma grande limpeza emocional, uma verdadeira limpeza.  Não limpas a tua casa todas as semanas? Por que não podes limpar a mente todas as semanas? Quanto lixo guardas? E as broncas com o trabalho, relacionamento, vizinhos e amigos? Simplesmente jogas toda essa energia para o teu corpo e achas que isso não tem consequências? Acha que isso não influencia quando fazes amor? Esta tensão, esse peso somatiza, faz-te mal

AUM é tua! Tú que gritas, berras, suas, choras, emocionas, te importas com o outro, te apaixonas e voltas a sonhar. Escolhe a tua tribo! Com certeza não vais esquecer este momento. Vem…

A AUM é uma meditação social composta por 12 estágios, que duram em torno de 12 minutos cada, totalizando mais ou menos 2h30.

MEDITAÇÃO         NATARAJ

Nataraj é a energia da dança. Esta é a dança como uma meditação total, onde toda a divisão interior desaparece e uma consciência sutil e relaxada permanece.

 

“Esqueça-se do dançarino, o centro do ego, torne-se a dança. Essa é a meditação. Dance tão profundamente que você esquece completamente que você está dançando e comece a sentir que você é a dança. A divisão tem que desaparecer, assim isso se torna uma meditação.

 

“Se a divisão estiver presente, então é apenas um exercício, agradável, saudável, mas não pode ser tido como espiritual. É apenas uma simples dança. A dança é boa em si mesma; até onde for,ela é boa. Após isso, você se sentirá refrescado, jovem. Mas isso ainda não é meditação. O dançarino tem que ir, até que somente a dança permaneça; não fique de pé ao lado, não seja apenas um observador. Participe!

“E seja brincalhão. Lembre-se sempre da palavra brincalhão; para mim ela é muito básica.” Osho

MEDITAÇÃO         DINÂMICA

Esta meditação é uma maneira rápida, intensa e profunda para quebrar velhos padrões enraizados no corpo-mente que mantem a pessoa presa ao passado, para experimentar expansão, liberdade, o testemunhar, o silêncio e a paz que estão escondidos por trás desses muros da prisão.
Essa técnica de meditação é para ser praticada no início da manhã, às 6:00, quando, como Osho explica, “toda a natureza torna-se viva, a noite se foi, o sol está chegando e tudo se torna consciente e alerta”.
“Esta é uma meditação na qual você tem que estar continuamente alerta, consciente, atento, em qualquer coisa que fizer. O primeiro estágio, respiração intensa e profunda, quebrando qualquer rítmo. Segundo estágio catarse, o terceiro estágio, o mantra,” Hoo (Ru) “.
“Permaneça uma testemunha, não se perca é fácil se perder. Enquanto você estiver respirando você pode se esquecer,… Você pode se tornar um só com a respiração tanto que você pode esquecer ser uma testemunha. Aí então você perde o ponto. Respire tão rápido, tão profundo quanto possível, traga o sua total energia para isso, mas permaneça uma testemunha. Observe o que está acontecendo como se você for apenas um espectador, como se a coisa toda estiver acontecendo com outra pessoa, como se a coisa toda estiver acontecendo no corpo e a consciência esteja simplesmente centrada e observando. este testemunho tem de ser realizado em todos os três estágios. E quando tudo pára e no quarto estágio você fica completamente inativo, congelado, então, esse estado de alerta alcançará o seu pico “. Osho